quinta-feira, 5 de março de 2009

O CARONA!

Tá aí mais uma relíquia do meu baú. Essa HQ esteve em exposição no MARGS em 1989. Ná época havia uma exposição de HQS do grupo Visuarte, onde um dos componentes hoje desenha os Tundercats e a Mulher Maravilha para os EUA. Minha HQ intitulada O CARONA, ganhou o primeiro lugar na expo entre os amadores.
O personagem existe de verdade, é o meu grande amigo seu Lulú, pai do meu cumpadre André. E nas noites de acampamento e pescaria, a beira da fogueira, quando eramos meninos , seu Lulú contava as mais absurdas, porém divertidas, histórias. Minha forma de homenagear essa fantástica figura foi assim, imortalizando ele nessa HQ que trouxe muita sorte.

De volta as HQs

Uma das mais gostosas HQs que eu comecei a fazer foi a de título SAFARI. Uma personagem inspirado em antigos heróis de HQs dos anos 40 e 50. Doc Savage, Frank Buck, Jeen das Selvas foram inspirações para essa HQ, que nunca viu a arte-final. Ainda sem os balões e requadros, comecei a pintar os quadros. Usei a pena de Nanquim a fim de parecer exato como os traços dos desenhistas da época dos bons quadrinhos de aventuras. Eu tinha 16 para 17 anos e lembro as madrugadas envolto a pesquisa em livros e revistas geográficas, pois a proposta era que a HQ deveria ter assuntos e lugares históricos reais e servisse de estímulo a quem quer que lesse.
Uma ideia tirada da forma em que era desenvolvida as histórias de Asterix, por Uderzo e Goscinny. Os dois faziam uma pesquisa intensa, pelos lugares onde os seus personagens viajariam, inclusive na HQ "Aterix e uma volta pela gália", os dois percorreram o mesmo trajeto que o herói e seu companheiro Obelix fariam na HQ. Enquanto Goscinny escrevia anotações para o roteiro Uderzo desenhava as paisagens e lugares onde aconteceriam as cenas. Depois reunião todo o material, iam para um apartamento de um deles e lá só deixavam o trabalho até a história ficar toda pronta. Suas esposas eram encarregadas dos contatos externos e esse processo de gestação durava até dois meses. E que filho eles pariram!