sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Ilustres ilustradores


Então...
Foi nessa semana que estive com dois grandes ilustradores brasileiros. Fois durante a feira do Livro em Santa Cruz do Sul que tive a grata satisfação de receber junto ao meu grande amigo Iuri, que me proporcionaou esse encontro, o cartunista Adão Iturrusgarai e o nosso Louzada.

Adão Iturrusgarai nasceu na cidade de Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul. Morou em Porto Alegre, Paris, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires. No Brasil publica seus quadrinhos nos Jornais Folha deSão Paulo e O Liberal e na revista Sexy. Publica também na revista Internazionale (Itália) e revista Fierro (Argentina). Atualmente vive com sua mulher e filha na argentina. Entre seus personagens conhecidos está Rocky e Hudson e  aline, conhecida por se tornar série da TV Globo, empresa a qual Adão trabalhou também como roteirista da TV Colosso e Casseta e planeta.


 Paulo Louzada  das vivências dele, guri porto-alegrense, lá pros lados e costumes de Canguçu, Camaquã e campanha Cria o Tapejara.  As  tiras  estão no Diário Gaúcho, Diário de Santa Maria e Gazeta do Sul, além do Chasque do Tapejara, jornaleco trimestral disputado a tapa - tem méritos próprios: traço, linguagem e abordagens de cartunista singular, o que consegue ser universal por valorizar o regional.
O Louzada é um cara muito alegre sempre fazendo piada coM tudo, simples e muito bacana. A convite do Iuri ele adorou estar aqui em Santa Cruz e bem hospedado declarou: - To me sentindo em Las Vegas- se referindo ao hotel Charrua onde ficou.


  Adão já mais no envolucro de um paulista suburbano me revelou que morou no mesmo bairro que eu morei, Pinheiros, em São Paulo. Tomamos umas três cervejas ( ele duas eu uma) na ida ao sua entrevista como o Professor Ruy Carlos Ostermann e trocamos algumas histórias sobre os nosso filhos pequenos e de como eles gostam de detonar nossos trabalhos no micro, com o dedinho no botão de liga  e desliga, bem no momento que estamos concentrados.  "Meu guri é um demônio, tem cara de demônio e tirou todas as teclas do meu leptop"- disse ele.
  No fim sempre é bom conhecer caras que seguiram a vida que eu nunca levei a diante, mas me inspiraram a voltar aos quadrinhos e espero que em breve eu comece novamente a publicar alguma coisa aqui mesmo no Balacaverna.


UNIVERSO EXPANDIDO


Nenhum comentário: